quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dia 1 e 2 de Setembro 2008, fim de semana, fui convidado juntamente com o meu colega Júlio a visitar um familiar de um casal romeno nosso amigo, o Cristi e a Alina. Fomos os 4 e deslocámo-nos de Bucareste a Tulcea, uma cidade relativamente grande situada no rio Danúbio a mais de 350 km de Bucareste para o lado do Mar Negro.

Saimos a meio da tarde, jantámos pelo caminho e chegámos pela noite a Tulcea, dormimos na casa da mãe da Alina. A aventura começava bem cedo no dia seguinte,e como não conseguimos bilhete para o barco de carreira, alugámos um barquito e lá fomos, quase 3 horas pelas margens do Danúbio num dos seus braços. A viagem foi espetacular sem dúvida mas, o denso nevoeiro não nos deixou ver muita coisa, apenas a margem que era a nossa guia.

Uma das coisas que fixei e que me prendeu a atenção foi o facto de ouvir uma sirene de ambulância em pleno rio, questionei os meus amigos que me informaram que para o sitio onde nós iamos não há qualquer meio de lá chegar a não ser por meio fluvial, o que estava a passar por nós era uma ambulância marítima que ia em serviço socorrer alguém.



Chegámos a uma pequena aldeia na margem do rio já em pleno Delta do Danúbio e, conheçemos o familiar do casal amigo, uma senhora de 72 anos que vive sózinha.. Após sermos acomodados patimos em mais um barco alugado e tripulado por um Hungaro para uma volta pelo Delta, foi fascinante e ao mesmo tempo "de loucos" o barco andava depressa demais para mim pelos muitos afluentes do rio, foi sem dúvida delicioso.

O almoço foi peixe frito, espetacular. Deixo uns registos dos momentos passados nesta parte do mundo que por certo não irei esquecer.







Após uma noite de descanso, partimos de manhã no barco de carreira de volta a Tulcea, já sem nevoeiro onde apreciámos a viagem toda que durou mais ou menos 2 horas.


Depois do almoço partimos de regresso a Bucareste, a viagem foi tranquila e assim se passou mais um fim de semana onde o rebuliço do trabalho e da cidade de Bucareste tinha ficado esquecido pelo menos por estes 2 dias. Foi sem dúvida fantástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário