domingo, 23 de junho de 2013

29 MAIO 2010

Fui pelo 2º vez de táxi aéreo do Soyo para Cabinda por questões profissionais, é uma viagem que se faz em 17 minutos, quase toda a atravessar o rio Congo, o 2º rio maior do Mundo em termos de caudal, é um avião apenas com 1 hélice e leva 12 pessoas, viagem fantástica e fica para sempre na memória.

Saudades de a poder fazer outra vez.





 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

31 JANEIRO 2010

Mais uma voltinha até á praia do Kifuma, a cerca de 35 km do Soyo, quase toda a estrada até á praia é em areia mas faz-se bem, a praia é muito agradável mas as ondas e a corrente não ajudam, quando estamos na praia podemos ver ao longe dentro do oceano as plataformas petroliferas sempre em trabalho.

É um dos poucos escapes que temos, estas voltas a esta praia que acabam por se tornar num dia diferente e agradável.




domingo, 16 de junho de 2013

13 DEZEMBRO 2009

Fui pela 1ª vez dar uma volta pelos arredores do Soyo, encontrei muitos campos petroliferos com os célebros "cavalos" sempre nos seus movimentos constantes. As estradas sempre de areia e, sempre com a sensação de aventura.

Passámos igualmente por aldeias distantes do centro da cidade onde a vida parece diferente mas, sempre com uma simpatia e alegria contagiante, as paisagens sempre fabulosas, árvores fabulosas, macacos a atravessarem a estrada. Das famosas cobras, das mais perigosas do Mundo, ainda nada, mas com certeza que as iria ver um dia.

Foi um dia bem passado e a enriquecer conhecimento, ficará sempre um pouco de história por cada novo sítio.









sexta-feira, 14 de junho de 2013

27 NOVEMBRO 2009

 Fomos jantar como usualmente a um restaurante no Soyo, foi uma noite diferente pelo facto de um morcego ter "avariado" o GPS e ter batido contra a parede exterior do restaurante onde estávamos a jantar na esplanada, os empregados apanharam-no e assim ficou mais um registo.







Durante uns tempos este seria um restaurante ao qual iriamos desanuviar depois de mais um dia de trabalho, fizemos amigos e gente boa que fica para sempre nas nossas memórias.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

22 NOVEMBRO 2009

Não posso deixar de referir que tudo para mim era novo nesta experiência por terras Africanas, paisagens lindas, comida boa, nova para mim a maior parte mas muito agradável e gostosa.

O Soyo é uma cidade ao Norte de Angola numa zona com petróleo, quando cheguei reparei que havia muitos estranjeiros, certamente devido ao petróleo, é uma cidade agradável, não tem muitos sítios para lazer mas é uma cidade tranquila, fiquei agradado e com a certeza que me iria adaptar mas, não foi fácil, cheguei na altura das chuvas e do calor e nas primeiras semanas senti bem o calor de África, é muito quente tendo tido ao princípio algumas dificuldades de respiração mas, o nosso corpo é fantástico e adapta-se a tudo, não fugi á regra.

Deixo aqui 1 foto da saída do aeroporto do Soyo.

 

 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

18 NOVEMBRO 2009
 
Cheguei por volta das 6,30 da manhã a Luanda depois de 7,20 horas de voo e não me esqueço nunca da 1ª impressão que tive em termos de clima e cheiro. O calor que já estava aquela hora e o cheiro característico de Àfrica ficam para sempre na memória.
 
No aeroporto 4 de Fevereiro um colega entrega-me um bilhete e leva-me ás partidas domésticas para apanhar um avião para o Soyo, próximo destino mas, devido ás obras na pista do mesmo tive que ir passar 1 dia a Cabinda, uns 15 m de avião do Soyo.
 
Dormi a 1ª noite em África e Angola em Cabinda tendo a meio da manhã apanhado novo avião direito ao Soyo. Começava assim a minha nova etapa, Angola, ia trabalhar num projeto enorme no Soyo ligado aos petróleos, Angola LNG.
 
Durante a viagem da véspera Luanda/Cabinda tive oportunidade de sobrevoar o projeto onde iria no dia seguinte iniciar a minha aventura profissional em Angola.
 

 
 
 

terça-feira, 4 de junho de 2013

MUDANÇA DE CONTINENTE

Dia 7 de outubro de 2009 fiz a ultima viagem até hoje Bucareste/Lisboa, esperava-me em Lisboa acertar agulhas e tratar do visto e partir para novo continente.

Aceitei o convite que me foi feito para novo desafio, desta vez para uma realidade bem diferente, Angola, mais específicamente Soyo, província do Zaire, Norte de Angola, estive em Lisboa até dia 17 de novembro, viajando nesse dia para Luanda por volta das 22.00 h.

Tinha na minha ideia que ia com certeza para uma realidade diferente, novas culturas, novo clima, tudo novo, mas, ia ao mesmo tempo com vontade de encetar este novo desafio com a mesma tranquilidade e responsbilidade com que sempre encarei qualquer desafio, uns mais tranquilos outros menos.

Começava então a minha experiência por Continente Africano.

 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

ULTIMO FIM DE SEMANA DE SETEMBRO 2009

Foi o ultimo fim de semana na Roménia, aproveitei para visitar o parque das casas tradicionais da Roménia, este Museu está inserido no parque Herastrau e vale a pena ver as casas que fazem parte da cultura daquele país.






Passei mais de 1 ano neste país de leste que me deixa boas recordações, com a certeza que um dia hei-de voltar para revisitar locais magníficos que ficam para sempre como, histórias, memórias e registos.

domingo, 2 de junho de 2013

9 SETEMBRO 2009

Fui a 125 km de Bucareste a uma vila que tem uma mina de sal, esta vila fica numa zona da Roménia de nome Prahova, região que tem um belo vinho romeno, tanto branco como tinto. Valeu a pena ver a visita, é na verdade "diferente", numa das seções da mina faz-se terapia, as pessoas estão lá em camas ou pura e simplesmente a deixar o tempo correr naquele ambiente.





 
SETEMBRO 2009

Um dos ultimos fins de semana em passeio pela Roménia, mais uma visita aos Cárpatos e visita a Sibiu e Siguisoara.







 

sábado, 1 de junho de 2013

AGOSTO 2009

Mais uma visita da família á Roménia, não sabia nesta altura que seria a ultima, mas, a vida é mesmo assim, estiveram 15 dias junto a mim e sempre com bom tempo, muito calor, aproveitámos para dar mais uma volta grande neste país.

Passámos por cidades como Sibiu, Ploiesti, Pitesti, Brasov, Bran, Siguisoara, Sinaia, e outras que não me consigo lembrar dos nomes.

Fizémos mais uma vez uma das estradas mais fantásticas que já tive oportunidade de fazer, a Transfagarasan pelo meio dos Cárpatos, é simplesmente fabulosa.

Almoçámos numa das vezes na casa onde nasceu o Conde Drácula. Na ementa que anexo é feita menção a isso mesmo, além de que, a sopa deliciosa que lá comemos em pão fica na memória.

foi um fim de semana em família muito bom e relaxante.